Tudo sobre contabilidade estratégica e consultiva

Como a inovação tem feito do futuro da contabilidade, na verdade, a volta à sua essência

O mundo mudou, e isso não é novidade para ninguém. Há alguns anos, muitos de nós pensávamos que teríamos carros voadores a esta altura, o que não aconteceu. Outros estavam certos de que perderiam seus empregos para robôs, o que também não aconteceu. Bom, em parte.

As novas tecnologias podem não estar literalmente tirando os trabalhos das pessoas - a não ser em algumas indústrias - mas têm exigido renovação em diversas áreas. Principalmente nas de prestadores de serviços. Sobretudo para quem presta serviços a outras empresas. Como é o caso dos contadores.

Uma resposta a toda essa inovação é, na verdade, a volta da contabilidade para o que ela é em sua essência. Não só um conjunto de números e tributações, mas um relacionamento de consultoria e estratégia, uma ferramenta voltada para cuidar da saúde financeira de pequenas e médias empresas.

O futuro da contabilidade tem a ver com contabilidade consultiva e contabilidade estratégica. E estamos aqui para falar dessas duas vertentes.

Vamos passar pelos seguintes tópicos:

Tudo para entender o que esse novo mundo contábil tem para oferecer aos contadores e aos seus clientes.

Como não ser engolido pelo mercado e criar novas oportunidades em contabilidade?

Como não ser engolido pelo mercado e criar novas oportunidades em contabilidade?

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, o Brasil tem mais de 517 mil profissionais de contabilidade – entre contadores e técnicos contábeis. Só no estado de São Paulo fica quase 30% desse número.

Ou seja, tem muita gente oferecendo serviços na área de contabilidade. O que deixa a concorrência extremamente competitiva e faz qualquer diferencial uma ferramenta imprescindível para se destacar.

Somado a este fato, vêm as novas tecnologias que, muitas vezes, fazem o trabalho de um contador por um valor muito menor. E agora?

A verdade é que esse acaba sendo o cenário ideal para novas práticas. A tecnologia deixa de ser uma inimiga e se torna uma aliada, e o contador vai além dos números para se tornar uma peça importante como consultor e estrategista, o melhor amigo de um empresário e de sua empresa.

Como adicionar as ferramentas corretas ao seu escritório e valorizar seus clientes

Investir em contabilidade consultiva e estratégica pode ser mais simples do que parece. As ferramentas certas fazem toda a diferença nesse esforço e ainda mostram valorização aos clientes, o que melhora ainda mais os relacionamentos.

Uma equipe com as características certas

Em primeiro lugar, sem as pessoas certas, oferecer serviços de consultoria e estratégia fica muito mais difícil. É preciso construir e formar um time com pessoas que contem com as características apropriadas para o serviço.

E ser bom com números não é suficiente. Sua equipe precisa ter imaginação, empatia, um pouco de carisma e foco em resultados, não apenas no rendimento.

O contador que possui as ferramentas certas para consultoria e estratégia é:

  1. Articulado e interessado nas pessoas
  2. Um ouvinte ativo e empático
  3. Curioso e atualizado sobre novas tecnologias
  4. Entusiasmado em compartilhar conhecimento
  5. Determinado em “fazer a diferença”

Essa pode parecer uma lista ousada – e é –, mas boas práticas atraem bons funcionários. E bons funcionários atraem outros bons funcionários, especialmente quando a empresa oferece valorização do trabalho e um plano de futuro.

Ser capaz de conversar com as pessoas, ouvir sobre as suas necessidades e desejos e reagir com empatia e expertise é um aspecto, muitas vezes, subestimado na contabilidade. Ouvir, se antecipar e entender a linguagem corporal são habilidades imprescindíveis. Se você quer que o seu cliente entre em uma jornada com você, precisa estar alinhado com o que ele precisa para ser bem-sucedido.

Isso exige ir além dos números, e fazer deles um meio para um fim, e não um fim em si mesmos.

Sistemas ERP

A tecnologia não fica de fora dos esforços para oferecer os melhores serviços em contabilidade. E, hoje, não faltam sistemas com as mais diversas soluções para todo tipo de empresa.

Os chamados Sistemas ERP – Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Corporativos, em tradução livre – integram todas as informações, dados e processos de uma empresa em uma única plataforma. Eles automatizam as ações e facilitam o trabalho, principalmente para contadores.

E esses sistemas não precisam ser usados apenas internamente em escritórios de contabilidade, mas podem ser oferecidos aos clientes, criando novas oportunidades e gerando ainda mais credibilidade e agilidade em qualquer processo.

Como não ser engolido pelo mercado e criar novas oportunidades em contabilidade?

Como diminuir o retrabalho em escritórios contábeis?

Da mesma forma que uma equipe com as habilidades certas, os sistemas de automação e integração são ferramentas para investir na contabilidade consultiva e estratégica e também ajudam a diminuir o retrabalho em escritórios contábeis.

O grande número de documentos, processos e adequações a lei e normas acabam gerando alguns erros que causam lentidão e, até mesmo, atrasos nos trabalhos, comprometendo a relação com o cliente e todas as outras demandas da empresa.

As dificuldades na comunicação com o cliente e entre a equipe também atrapalham os processos, que acabam sendo ainda mais complicados pelo excesso de trabalho exigido de cada contador e por tudo ser feito de forma manual.

E é aí que a estratégia e a automação entram, facilitando as relações nos escritórios contábeis e evitando ao máximo os erros e o retrabalho.

Ao enxergar além dos números, ganha-se uma visão estratégica de todos os processos, que ficam ainda mais simples com softwares e programas de integração.

É o investimento em tecnologia e em equipes com habilidades diferenciadas que ajuda a contabilidade a ser aquilo que foi criada para ser: uma ferramenta que ajuda empresas a alcançarem seus objetivos e serem bem-sucedidas, trabalhando em adequação às leis e normas e se tornando cada vez melhores.

O que é contabilidade digital?

Diferentemente de um tipo de serviço que tem crescido muito atualmente, a chamada contabilidade online – ou contabilidade “faça você mesmo”, como apelidada nos Estados Unidos –, a contabilidade digital é exatamente oferecer novas tecnologias e processos para fazer o trabalho de forma mais ágil e assertiva.

Trata-se da formação, representação e transmissão de dados em formato eletrônico. Os computadores e softwares transformaram a indústria financeira, e os avanços da tecnologia aumentaram a habilidade dos contadores em interpretar e fazer relatórios de maneira mais rápida, eficiente e efetiva do que antes. Também ampliaram a visão, permitindo enxergar os clientes como um todo, o que facilita os serviços de estratégia e consultoria.

Os benefícios da era digital para a melhora da produtividade podem ser organizados em quatro categorias: os e-business, o compartilhamento e armazenamento através da nuvem, os sistemas ERP e os avanços da tecnologia. Tudo isso levando o trabalho de contabilidade de volta ao que realmente deve ser: um esforço para enxergar além e para fazer a diferença.

O que é contabilidade estratégica e contabilidade consultiva?

Estamos acostumados a ver o contador como um profissional responsável por calcular as guias de impostos, entregar o balanço do ano, processar as folhas de pagamento, entregar os SPEDS e as GIAS, emitir DARFs. O que acabamos deixando de lado é que a contabilidade foi criada para ser muito mais do que isso.

A contabilidade estratégica e consultiva, então, além de representar o futuro da profissão, também representa uma volta ao seu significado real, ao seu verdadeiro propósito. O contador é aquele que participa do negócio do seu cliente e lhe dá subsídios efetivos para prosperar, crescer e buscar as melhores estratégias e caminhos.

Ele é quem entende do negócio do seu cliente e que conhece as melhores ferramentas de tecnologia e inovação que funcionarão melhor para que esse negócio seja bem-sucedido.

Isso vai muito além de reunir informações e colocá-las em um relatório, tem a ver com interpretar essas informações e ter uma visão estratégica de futuro.

Então, a contabilidade estratégica e consultiva tem muito a ver com a gestão empresarial. Ela auxilia na tomada de decisão, ajuda a diagnosticar problemas e cuidar da saúde das pequenas empresas, levando-as à prosperidade, estabelece os métodos contábeis que sejam capazes de ajudar cada cliente a se diferenciar de seus concorrentes.

E a contabilidade digital entra nesse novo esforço como uma das ferramentas para ampliar a visão estratégica e trabalhar não só para a adequação das pequenas e médias empresas, mas para criar os melhores cenários para que elas cresçam e tenham sucesso.

Como exercer o papel de uma contabilidade estratégica?

Como exercer o papel de uma contabilidade estratégica?

Agora que já entendemos o que é contabilidade estratégica e por que ela é tão importante, vamos partir para a ação. Como exercer o papel de um contador estratégico? Por onde começar?

É importante ressaltar que a realidade das empresas tem mudado, no Brasil e no mundo, e nunca foi tão urgente a necessidade de um olhar diferenciado para que a sua gestão resulte em bons frutos. Os empresários já perceberam essa necessidade e têm buscado profissionais capacitados para servirem como conselheiros e estrategistas.

E é aí que entra o contador, alguém que já carrega segurança e uma bagagem com todas as informações sobre as finanças de seus clientes.

Mas, qual o primeiro passo, então, para exercer o papel de uma contabilidade estratégica?

A primeira coisa a fazer é decidir qual serviço de consultoria e estratégia oferecer. Pode ser avaliação de riscos, objetivos financeiros, planejamento tributário, assessoria fiscal. Isso depende dos serviços contábeis que o escritório já oferece.

Há muitas oportunidades, mas todas elas estão centradas em não trabalhar de forma a resolver um problema, e sim a fazer sua prevenção. É ajudar cada cliente a entender qual é a situação real da sua empresa e começar a agir antes de alguma coisa acontecer, e não depois.

Outro serviço importante que pode ser oferecido em contabilidade estratégica e que pode chamar muito a atenção dos clientes é o benchmarking. É algo como uma avaliação comparativa. Um estudo do mercado e dos produtos, processos e metodologias dos concorrentes de certa empresa para criar um “ponto de partida”. Feito isso, é possível ter uma visão mais ampla de quais medidas adotar.

Para empresas pequenas, há diversas ferramentas online que criam relatórios prontos do que é necessário para alavancar o benchmarking. Assim, fica mais fácil enxergar o que já é feito e mudar o que precisa ser mudado.

Para qualquer serviço a ser prestado em consultoria e estratégia, há diversos cursos de aperfeiçoamento e diversos programas e softwares que podem ser extremamente úteis. É muito importante ter uma equipe preparada para atender os clientes com o que há de melhor e mais inovador no mercado e nos serviços contábeis. Tudo para facilitar o trabalho e deixar todas as informações ainda mais claras.

Como vender consultoria contábil de alto valor?

A contabilidade digital e a possibilidade de oferecer serviços baseados em consultoria e estratégia trouxeram diversas novas possibilidades e aumentaram a importância do trabalho que se oferece às empresas. Mas será que os clientes conseguem enxergar esses benefícios?

Por exemplo, contar com a tecnologia para automatizar processos resulta em uma grande economia de tempo e evita retrabalhos. O problema é que, sem saber o que se faz nesse tempo que sobra, o cliente tende a achar que o trabalho ficou mais fácil e, por isso, deve valer menos. Além disso, a mudança recente de governo trouxe instabilidade e insegurança financeira, e os serviços contábeis oferecidos online por preços extremamente baixos acabaram desvalorizando o trabalho dos escritórios.

É importante mostrar aos clientes que a redução do tempo dedicado às atividades operacionais (como o recebimento de documentos, organização e digitação dos lançamentos), representa um ganho de tempo para desenvolver uma abordagem mais consultiva e desenhar novos serviços que o escritório pode oferecer para gerar mais valor para suas empresas.

Isso mostra a diferença entre custo e valor e aproxima o contador dos clientes, que passam a manter um relacionamento contínuo, e não apenas em algumas datas específicas do mês. Faz com que deixem de enxergar o escritório contábil apenas como um gasto para estar em dia com as burocracias exigidas, e encontram com a contabilidade digital um contador mais disponível a entregar consultoria que propicie um crescimento em sua empresa.

O fato de a contabilidade estratégica ajudar a reduzir custos também é um grande ponto a favor e deve ser exposto sempre que possível. Afinal, o preço do serviço contábil aumenta, mas o gasto com taxas diminui, as vendas aumentam, entra mais dinheiro para a empresa. Tudo isso é válido para demonstrar que o valor da contabilidade vai muito além do preço que é cobrado ou do tempo com que o trabalho processual é feito.

Utilizar a transformação digital como grande aliada para otimizar os serviços contábeis prestados pela contabilidade é criar vantagem neste ecossistema de oportunidades.

A contabilidade além dos números: quais os benefícios da contabilidade estratégica?

A contabilidade além dos números: quais os benefícios da contabilidade estratégica?

Certo, mas quais os benefícios da contabilidade estratégica e consultiva? Por que aderi-la?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar o uso da tecnologia nessa prática. Digitalizar os serviços e automatizar os processos tem sido benéfico tanto para os escritórios contábeis, quanto para seus clientes.

Para o contador, há a automatização da rotina contábil, o acesso às transações financeiras da empresa de cada cliente, organização dos documentos, tempo para desenvolver e entregar consultoria de valor, e, ainda, a diminuição do retrabalho.

Para os clientes, seus documentos ficam organizados e de fácil acesso em um único sistema, não dependem de múltiplas plataformas e formatos para disponibilizar arquivos para o contador, há ganho de tempo considerável para focar no próprio negócio e é possível ter uma visão mais ampla da situação da empresa, já que as informações estão organizadas e ao alcance.

Além da facilidade pela digitalização e da disposição dos documentos online, a contabilidade estratégica vai muito além dos números e apresenta os seguintes benefícios:

1. Facilita a tomada de decisão

Esse talvez seja o benefício mais importante. Na verdade, é o propósito da contabilidade estratégica. As técnicas e conhecimento sobre diversas áreas – como custos, economia, finanças e estatística – permite criar tabelas, relatórios, gráficos e diversas outras análises que fazer o processo de tomada de decisão muito mais fácil e justificável.

2. Simplifica o planejamento

Diferentemente da contabilidade tradicional, focada apenas nos números e na adequação às leis e normas para que as empresas funcionem legalmente, a contabilidade estratégica tem a ver com um processo contínuo. Por isso, o contato entre o contador e o gestor é muito maior, sendo, muitas vezes, até diário para que todas as informações estejam sempre atualizadas.

Com toda essa facilidade e clareza com relação à situação atual, fica mais fácil usar essas análises e dados para planejar as atividades da empresa.

3. Ajuda a identificar problemas

Se algum produto ou serviço não está indo bem ou algum departamento tem perdido vendas, por exemplo, a contabilidade estratégica ajuda a identificar a causa do problema. Na verdade, com todas as informações sempre atualizadas, é possível encontrar o problema antes mesmo que ele aconteça, o que facilita na hora de fazer mudanças de estratégia.

4. Permite focar nas áreas certas

Não existem regras sobre quais áreas da empresa devem ser analisadas pela contabilidade estratégica. Conhecendo a situação atual, é possível investir onde realmente é necessário, focando no que vai evitar problemas e trazer bons frutos.

É hora de começar a pensar em contabilidade estratégica?

Apesar de seus muito benefícios, a contabilidade estratégica ainda é uma novidade no Brasil e muitos se questionam se já é hora de começar a pensar em aderi-la.

Para conhecer a resposta, é preciso, em primeiro lugar, responder a outra pergunta: a contabilidade tradicional está morrendo?

Bom, é preciso entender o que chamamos de contabilidade tradicional. Se ela se trata apenas de pessoas juntando informações e números e colocando em um sistema, então a contabilidade está morrendo.

Mas quando falamos no geral, a resposta não é tão simples. Há escritórios crescendo como nunca, enquanto outros perdem clientes todos os dias. Se começarmos a pensar nos motivos que fazem uma empresa de contabilidade fechar as portas, não é por falta de procura, mas talvez por falta da oferta dos serviços que o mercado realmente precisa.

Muitos contadores têm se recusado a abraçar uma nova cultura e as novidades na sua profissão. A contabilidade que está morrendo é aquela que não reconhece o que o cliente quer dela. Muitos ainda oferecem os mesmos serviços da mesma maneira há 20 anos, e isso não atrai ninguém.

A nova contabilidade envolve uma cultura progressiva, oferece soluções inovadoras e usa a tecnologia certa para desenvolver e colocar em prática essas soluções.

Então, o serviço contábil não vai morrer, desde que se adeque às exigências que as empresas atuais – suas clientes – façam em termos de adequações, facilidades, tecnologia, consultoria e estratégia. A verdade é que este é o melhor momento para os profissionais de contabilidade.

Então, é hora de começar a pensar em contabilidade estratégica? Com certeza, sim. Com as mudanças e avanços em todos os mercados, todos precisam estar atentos e prontos para inovar. No mercado contábil essa inovação tem vindo através de serviços digitais e de consultoria e estratégia.

O que o contador ganha ao usar Omie?

Você já ouviu falar de Omie? É o primeiro e único ERP (Enterprise Resource Planning) parceiro do contador. É um sistema de gestão simples, intuitivo e eficiente, voltado para pequenas e médias empresas, que valoriza a produtividade contábil.

Ele inclui todas as ferramentas e funcionalidades que as empresas precisam ter para uma gestão financeira organizada e eficiente.

Vantagens do software Omie:

Mais produtividade

No dia agendado, é possível receber automaticamente por e-mail as informações contábeis e fiscais de cada cliente. Isso reduz os custos e aumenta a produtividade em mais de 70%.

Integração cliente/contador

Omie traz o cliente para mais perto do contador, integrando as atividades de ambos. Essa é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento, gerar mais confiança e garantir o crescimento não só do escritório de contabilidade, como também das empresas que precisam dos seus serviços.

Contabilidade consultiva

A automatização do recebimento dos documentos fiscais abre espaço para inovar nos serviços oferecidos. Isso permite que o contador se torne um verdadeiro consultor de seus clientes.

Contador valorizado

Ao ajudar os clientes a automatizarem os processos fiscais e contábeis, o papel do contador é valorizado e ele passa a ser visto como um parceiro importante na gestão das empresas e na tomada de decisão.

99% de aprovação

De acordo com pesquisas feitas em outubro, novembro e dezembro de 2017, Omie teve 99% de aprovação, melhor índice que um sistema de gestão já obteve no Brasil. Mais de 600 mil usuários aprovam Omie e o seu suporte.

Está na nuvem

Omie está hospedado na Amazon e possui o mesmo nível de segurança dos bancos. Todos os dados são protegidos por backup e sistemas de última geração impedem o acesso de terceiros.

De empreendedor para empreendedor

Assim como seus usuários, Omie nasceu com o desejo de empreender. Por isso, é a melhor ferramenta para gestores que querem fazer acontecer.


Conheça Omie e veja na prática os benefícios de trabalhar com um sistema 100% em nuvem com soluções pensadas especialmente para o contador. Entre na nova era da contabilidade. Afinal, o futuro é agora.

A Omie está mudando o jeito como você e seu cliente fazem o fechamento contábil mensal.

Conheça mais