Como fazer cálculo de inadimplência?

Realize análises de atraso e inadimplência direto pela plataforma Omie e garanta uma boa administração do fluxo de caixa da sua empresa.

Os gestores e empresários hoje em dia, reconhecem a necessidade de calcular o índice de inadimplência de seus clientes e sabem da importância em conhecer estes percentuais, principalmente para garantir uma previsão do dinheiro que pode acabar não entrando naquele período no seu fluxo de caixa. Você sabe como calcular inadimplência na sua empresa?


O cálculo é simples, basta somar os valores das vendas não recebidas do período, somar com o valor total das vendas do mesmo período (recebidas ou não), dividir o resultado do primeiro total com o segundo e multiplicar o resultado por 100. Pronto, você vai ter o seu índice de inadimplência. Mas é preciso um bom sistema de gestão que te forneça todos os dados necessários rapidamente, afinal, não é uma operação que pode esperar muito. Perder tempo buscando essas informaçōes em planilhas e papéis não é a melhor solução.

Com Omie, além de contar com diversos relatórios personalizados, você ainda pode visualizar facilmente os clientes com atraso e inadimplentes em uma distribuição de valor e tempo de atraso, dessa forma, a diretriz a ser seguida é a de: quanto menor o atraso, maior a chance de receber o dinheiro. Afinal, ainda existem muitos clientes que não pagam apenas porque se esqueceram, basta um lembrete para que se regularizem. Sendo assim, Omie pode enviar estes lembretes de pagamento aos seus clientes, conforme sua configuração, para eliminar mais um motivo de não pagamento. Dessa forma, você empresário, pode começar a adotar novas estratégias de cobrança e controle de crédito para os seus clientes.



Viu? Omie pode te ajudar a enfrentar qualquer desafio!

Funcionalidades do ERP online Omie que podem te ajudar neste desafio

Outros desafios do empresário

BLOG PARA CONTADORES E EMPREENDEDORES

INVESTIDORES