
Sistema ERP: Descubra O que é e Como Funciona
Gestão por Omie25.02.2022
Monitoramento setorial pelo IODE-PMEs indica que indústria e comércio sustentaram o resultado positivo de agosto
Setembro de 2022 - A análise dos dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) de agosto indica que a movimentação financeira real das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras voltou a crescer de modo mais significativo, após fracos resultados em junho e julho
No último mês, o IODE-PMEs mostra que a média da movimentação financeira real do setor avançou 4,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já com julho de 2022, o índice mostrou crescimento ainda mais expressivo no último mês (+6,8%). Com isso, no acumulado do ano até agosto, os dados mostram crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2021.
Figura 1: IODE-PMEs
(Número índice - base: média 2019=100)
Fonte: IODE-PMEs (Omie).
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: agropecuário, comércio, indústria, infraestrutura e serviços.
Apesar da taxa básica de juros (SELIC) continuar em níveis historicamente elevados – o que penaliza a evolução do consumo e dos investimentos na economia - o período recente tem sido marcado por redução das pressões inflacionárias no Brasil, com destaque para a queda dos preços domésticos da gasolina e do diesel. Felipe Beraldi, gerente de indicadores e estudos econômicos da Omie, explica que “o recuo dos preços de combustíveis afeta de modo significativo todos os setores da economia, já que grande parte das atividades tem elevada exposição dos custos aos combustíveis. Ou seja, o quadro atual acaba favorecendo diversos empreendedores, que tiveram que lidar com o forte aumento dos preços de combustíveis no país no decorrer do primeiro semestre do ano”.
Segundo as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o resultado positivo do mercado em agosto foi puxado pelo bom desempenho nos setores da Indústria e do Comércio. No primeiro, a movimentação financeira real do setor avançou 15,7% em agosto de 2022 na comparação anual, puxada por atividades ligadas ao setor coureiro, alimentício e químico, especialmente. O segundo também se destacou no mês, com crescimento de 10,6% frente a agosto de 2021. No período, o desempenho do índice refletiu o avanço verificado no setor varejista, com destaque para atividades como: ‘varejo de artigos de cama, mesa e banho’, ‘varejo de calçados’ e ‘varejo de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns’.
Apesar do crescimento do índice geral do mercado de PMEs, há importantes setores que seguem mostrando perda de fôlego nos últimos meses. No segmento de Infraestrutura, por exemplo, o IODE-PMEs indica queda de 7,4% da movimentação financeira real em agosto/22 na comparação anual. Adicionalmente, a atividade de um dos principais setores de PMEs no país – Serviços - também seguiu mostrando ritmo enfraquecido no período recente.
Setor de Serviços limita maior crescimento das PMEs, aponta índice
O setor de Serviços detém importante participação no mercado de pequenas e médias empresas brasileiras. Segundo informações do Sebrae, dentre os cerca de 7 milhões de CNPJs ativos de microempresas e empresas de pequeno porte, cerca de 47% estão concentradas em atividades ligadas ao setor de Serviços.
Considerando o tamanho deste setor na economia brasileira, o IODE-PMEs traz um alerta nos últimos três meses. Especificamente em agosto, a movimentação financeira real do setor recuou 2,6% na comparação anual, após queda de 4,5% observada em julho.
“De fato, ao analisarmos a evolução da tendência da movimentação financeira das PMEs de Serviços – considerando que a média móvel do índice limpa a série de flutuações meramente sazonais –, observa-se uma clara perda de fôlego do setor no período recente, após resultados bastante expressivos entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro trimestre deste ano”, explica Beraldi.
Figura 2: Evolução do IODE-Serviços
(Número índice - média móvel em 12 meses)
Fonte: IODE-PMEs (Omie)
Do ponto de vista das atividades que compõem o setor de Serviços, os fracos resultados verificados nos últimos meses estão concentrados nos segmentos de ‘Saúde humana e serviços sociais’ e ‘Atividades profissionais, científicas e técnicas’. Adicionalmente, sobretudo em agosto de 2022, também se observa desempenho abaixo da média das atividades de serviços ligadas ao setor de ‘Transporte, armazenagem e correio’.
Por outro lado, a despeito dos baixos resultados verificados no setor como um todo, verifica-se crescimento da movimentação financeira em algumas atividades, com destaque para ‘Alojamento e alimentação’ e ‘Informação e Comunicação’.
Em linhas gerais, a reabertura da economia com o maior controle da pandemia de covid-19 abriu espaço para a expressiva recuperação do setor de Serviços, tanto destinados a empresas quanto às famílias. No entanto, a situação mais fragilizada das finanças dos empresários e das famílias neste ano, por conta dos efeitos da elevada inflação e das altas taxas de juros, explica a reversão do desempenho do setor de Serviços nos últimos meses.
Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do Brasil, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras.
A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre os empreendimentos do segmento, atuando como um termômetro econômico dos negócios com faturamento de até R$50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs.
Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 100 mil clientes, cobrindo 637 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística. Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. Em oito anos, a scale-up tornou-se líder do segmento, com mais de 21 mil escritórios contábeis parceiros e mais de 100 mil clientes em todo país. No último ano, dobrou sua equipe e atingiu a marca de mais de 1700 colaboradores, entre matriz, unidades próprias e franqueadas. A empresa é ancorada em três pilares: Gestão por meio do software, Educação - com a Omie.Academy , pilar educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita - e Finanças - com acesso à serviços financeiros com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e PIX, com custos bem mais baixos, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de pequenas e médias empresas, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú e que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro. Além disso, sua atuação regional com a Rede de Franquias, com 130 unidades, a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no País, segundo o ranking da Deloitte, estreando no terceiro lugar.
Para conhecer mais sobre as novidades da Omie, não deixe de conferir nossos canais:
Instagram: https://bit.ly/3lO2p16
Linkedin de franquias: https://bit.ly/3PXW01k
Facebook: https://bit.ly/3LU8Qud
Site https://bit.ly/3Gqk6gE
Blog https://bit.ly/3wR6pV0
blog omie
Fique sempre por dentro das
novidades do mercado.