FAQ - OMIE.cASH

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Omie.CASH é uma conta digital dentro do seu sistema de gestão Omie. Na sua fase de lançamento, contempla emissão de boleto, extrato em tempo real de sua conta (decretamos assim o fim da conciliação bancária) e transferências (TED) para uma conta corrente do mesmo CNPJ. Serão gradualmente adicionadas todas as funcionalidades de uma conta bancária como cartão de débito e crédito, pagamento de contas e tributos, além de todos os tipo de entrada e saída via transferência (DOC e TED).

Durante a fase de lançamento da Omie.CASH, para abrir uma conta você precisa ser cliente Omie, ter emitido NF-e ou NFS-e pelo sistema e ter uma conta corrente sob o mesmo CNPJ (para realizar a transferência). Conforme as funcionalidades forem sendo adicionadas, documentos comprobatórios adicionais podem ser exigidos.

3) Quais são os custos envolvidos?

Não há custo para abrir a sua conta Omie.CASH e não há tarifa de manutenção de conta.

O preço por boleto liquidado ou baixado é de R$ 1,89 (boleto liquidado é um boleto pago pelo cliente final e boleto baixado é um boleto cancelado ou que ficou sem pagamento por 150 dias). Ou seja, o boleto é cobrado quando for pago ou baixado (e não na emissão). A tarifa de TED é de R$ 4,99. Toda transação deve respeitar o valor limite de R$40.000,00 por transferência.

4) É possível alterar os boletos emitidos?

Caso seja necessário realizar alguma alteração num boleto emitido, o mesmo terá que ser cancelado e um novo boleto emitido, ou seja, existe o custo de R$ 1,89 pelo cancelamento.1

5) Essa conta é segura?

Sim, as contas digitais são gerenciadas pela instituição de pagamentos SB PAGAMENTOS E SISTEMAS LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 31.874.502/0001-75, com sede na Rua Iguatemi 151, 6º andar, Itaim Bibi, Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, subsidiária integral do Banco Smartbank S.A., instituição financeira inscrita no CNPJ sob o nº 58.497.702/0001-02 e regulada pelo Banco Central do Brasil.

6) Existe alguma proteção com relação aos saldos da conta?

Sim, os recursos nas contas dos usuários serão mantidos em conta bancária de titularidade da instituição de pagamento, em instituição financeira de primeira linha, e, nos termos do art. 12 da Lei 12.865/2013, (i) constituem patrimônio separado, que não se confunde com o da instituição de pagamento; (ii) não respondem direta ou indiretamente por nenhuma obrigação da instituição de pagamento, nem podem ser objeto de arresto, sequestro, busca e apreensão ou qualquer outro ato de constrição judicial em função de débitos de responsabilidade da instituição de pagamento; (iii) não podem ser dados em garantia de débitos assumidos pela instituição de pagamento; e (iv) não compõem o ativo da instituição de pagamento, para efeito de falência ou liquidação judicial ou extrajudicial.

7) Posso usar a conta Omie.CASH no Omie.FIT?

Sim, você pode usar desde que cumpra os pré-requisitos acima. E por sinal, você não precisa contratar o add-on "Boleto Registrado - Omie.FIT" presente na Omie.Store.

8) É possível fazer um TED para a conta  Omie.CASH?

No momento não. Esta funcionalidade será disponibilizada em breve. Por hora é possível carregar a conta Omie.CASH através da emissão e pagamento de boletos para terceiros.

9) Os boletos gerados na conta Omie.CASH são registrados?

Sim, os boletos gerados pela conta Omie.CASH são registrados e estão disponíveis para pagamento minutos após sua emissão.

10) O boleto gerado pela conta Omie.CASH sai em nome de qual beneficiário (cedente)?

O boleto gerado pela conta Omie.CASH, diferente de gateways de boleto, sai em nome da sua empresa.

11) Ao emitir um boleto com Omie.CASH, em quanto tempo o meu cliente pode pagar o boleto?

O pagamento do boleto pode ser feito em questão de minutos após a emissão do mesmo pela conta Omie.CASH.

12) Se o cliente atrasar o pagamento do boleto, terá custo para manutenção do boleto?

Não haverá custo para manutenção do boleto, sendo que juros e multa podem ser calculados automaticamente. Porém, caso seja necessário realizar alguma alteração no mesmo, o boleto terá que ser cancelado/baixado e um novo boleto emitido.

13) Ao realizar uma transferência, em quanto tempo recebo meu dinheiro?

Você receberá no dia útil seguinte (D+1).

14) Posso realizar uma transferência para uma conta de terceiros ou conta de PF?

Não no momento, a transferência só pode ser feita para uma conta corrente cadastrada sob o mesmo CNPJ.

15) É possível ter mais de uma conta Omie.CASH no mesmo CNPJ?

Não, é possível apenas uma conta por CNPJ.

16) Quando um boleto emitido pelo Omie.CASH é pago, em quanto tempo terei o saldo na conta?

Você terá o saldo disponível no dia útil seguinte (D+1).

17) Preciso configurar o arquivo CNAB/Remessa dos boletos?

Você não precisa se preocupar com nada disso, todo boleto emitido já é registrado em minutos. Além disso, os registros das liquidações ocorrem de forma automática - você assim tem acesso ao seu extrato em tempo real, ou seja, não precisa se preocupar também com a conciliação bancária.

18) Existe um valor mínimo para o boleto emitido no Omie.CASH?

Sim, existe um valor mínimo de R$ 10,00.

19) Existe um limite no envio de uma TED no Omie.CASH?

Sim, existe um limite de R$ 40.000,00 por TED.

20) Em caso de inadimplência do boleto gerado pelo Omie.CASH, é possível o envio para protesto ou negativação?

Por enquanto não é possível.