Obtenha os arquivos de remessa e retorno de cobrança de boletos através do Omie e confirme seus recebimentos de forma automática, otimizando o seu processo com rapidez e segurança.

O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) é, basicamente, uma espécie de software capaz de manter uma interface de informaçōes digitais entre os bancos e seus clientes, seguindo alguns padrōes definidos pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Este serviço pode ser utilizado por qualquer empresa que deseja otimizar suas operaçōes financeiras, principalmente de cobrança por títulos registrados, e utilizando Omie, essa operação pode ser mais fácil do que você imagina!

CNAB 240 E CNAB 400

CNAB 240 e CNAB 400 são os dois padrōes de arquivos utilizados pelos bancos para receber (arquivo de remessa) e enviar (arquivo de retorno) informaçōes digitais para os seus clientes. Identifique com seu banco qual o formato utilizado por eles para configurar o Omie corretamente e começar a emitir os seus boletos registrados!

Veja no exemplo:

Financeiro

A diferença entre estes padrōes é, basicamente, a quantidade de informaçōes contidas em cada arquivo. O CNAB 400 se limita a um arquivo com menor quantidade, 400 posiçōes para cada registro. Já o CNAB 240 possui os dados agrupados em 4 segmentos de 240 posiçōes para cada título em um único arquivo, ou seja, contém um maior número de informaçōes.

Como funciona no Omie

Em um processo comum de cobrança por boletos, o empresário precisa fazer a solicitação da emissão dos títulos pelo site do banco através de um arquivo de remessa, e, em seguida, quando o boleto for pago e a compensação efetivada pelo banco, o empresário então solicita um arquivo de retorno para realizar a baixa dentro do seu sistema financeiro.

Com o Omie, este processo é ainda mais automatizado. Toda a transmissão eletrônica entre sua empresa e seu banco é realizada de forma integrada e automática. O processo de emissão de boletos é feito automaticamente dentro do Omie e integrado ao módulo financeiro para que o registro desses títulos no banco, através da remessa de cobrança, seja feito com apenas um clique.

Financeiro

Em seguida, você pode consultar diariamente o site do seu banco para ver se já constam os arquivos de retorno. Assim que estiver disponível, faça o download, importe o arquivo para dentro do Omie e a plataforma vai realizar a baixa dos registros, permitindo que a conciliação bancária seja feita com muito mais precisão e segurança.

Financeiro

Utilizando nossa conta digital, você não precisa se importar mais com arquivos de remessa, retorno, CNAB, etc. Você tem emissão de boletos registrados em segundos, recebimento dos valores por dentro do Omie e transferências para uma conta bancária de mesma titularidade sem se preocupar com conciliação bancária.

Saiba mais

Como esta funcionalidade pode te ajudar

Esta funcionalidade está presente
em quais módulos internos do sistema

INVESTIDORES

Astella
Riverwood
Spectra
G5 Partners